Preparação dos Cras em emergências: diretrizes e orientações
Diretrizes e Orientações Gerais para a preparação dos Centros de Referência de Assistência Social/CRAS em contextos de Calamidades e Emergências
A produção é fruto de uma parceria entre o UNICEF e o Colegiado Nacional de Gestores - CONGEMAS, em reconhecimento ao papel desempenhado pelo SUAS que tem presença em 5770 municípios brasileiros com uma ampla rede de serviços socioassistenciais organizados em níveis de proteção social básica e especial, e que operam as seguranças socioassistenciais com provisões de serviços e benefícios. Destaca-se, no entanto, que em grande parte dos municípios brasileiros de pequeno porte, a rede de unidade pública desse sistema é composta exclusivamente pelos CRAS, se constituindo em referência principal para a população vulnerável, sobretudo no acesso aos benefícios sócio assitenciais. Esta publicação não se configura como um “manual” a ser seguido, considerando, inclusive, a capacidade dos gestores e trabalhadores do SUAS, amplamente reconhecida no presente contexto de pandemia, de adaptarem suas ações e implementarem inovações, para garantir proteção à população. A finalidade desta iniciativa é apresentar indicativos essenciais para a organização da proteção social básica integrada à proteção especial, sob a coordenação da gestão, bem como para a atuação intersetorial, nos territórios mais vulneráveis e afetados em situações de calamidade e emergência.
Com a pandemia, os profissionais da assistência social precisaram adaptar-se às diferentes realidades impostas, tendo que implementar as políticas sanitárias e de distanciamento social e, ao mesmo tempo, manter os serviços e benefícios, ainda mais necessários à população. Dessa forma, o Congemas, em seu importante papel de fortalecimento da assistência social no Brasil, e o UNICEF, que expandiu a sua já capilarizada atuação no Brasil com respostas à emergência que atinge as famílias mais vulneráveis, sempre com o foco voltado às crianças e adolescentes, unem-se para criar e difundir diretrizes capazes de orientar gestores e profissionais da assistência social, focando não apenas na atual pandemia, mas também com o intuito de apresentar insumos que possam prepará-los para outras possíveis situações de calamidade e emergência no País.
Nunc ut porta ligula. In dictum mi vel neque vestibulum, a pretium lectus pretium. Aliquam eleifend arcu tincidunt, semper leo non, interdum turpis. Proin ullamcorper ipsum id mi euismod, eu iaculis purus facilisis.
Cras sed arcu accumsan, porta mauris et, pellentesque neque. Maecenas posuere bibendum rutrum. Donec sed neque egestas, elementum diam et, gravida nulla. Phasellus quis blandit ex. Morbi fermentum mi quam, in placerat nisl viverra vel. Aliquam mattis nisi quis lacus malesuada, sit amet iaculis risus ultrices. In nec tortor nec lectus imperdiet commodo.